Etiquetas Termo Aderentes

Testes de fixação e resistência

Verifica-se por vezes alguma desconfiança em relação às etiquetas termo aderentes. Seja porque nunca se experimentou e pode haver a ideia de que as etiquetas descolam com a lavagem ou porque já existiu no passado uma má experiência. 

De facto existem muitos fatores que podem influenciar a resistência e duração das etiquetas termo aderentes, desde o material termo aderente, a qualidade da impressão (material utilizado, temperatura e velocidade), as condições de aplicação (temperatura, pressão e duração), o tecido onde são aplicadas, entre outros. 

Aperfeiçoamos as nossas etiquetas ao longo de quase um ano. Experimentámos diferentes materiais de suporte, diferentes fitas de impressão, afinámos a temperatura e a velocidade de impressão de forma a garantir a máxima resistência e durabilidade. 

De forma a controlar a qualidade do material e obter dados que nos permitam garantir a resistência e durabilidade das nossas etiquetas, realizamos um teste de controlo simples mas muito esclarecedor, que nos permite garantir a qualidade e resistência das nossas etiquetas.

As imagens seguintes são o resultado do processo:

Testes de controlo de resistência das etiquetas termo aderentes
Teste de resistência etiquetas termo aderentes para lares de idosos após 50 lavagens
Etiqueta número 1 após 50 lavagens
Teste de resistência etiquetas termo aderentes para lares de idosos 1 lavagem
Etiqueta número 50 após 1 lavagem
teste de resistência etiquetas termo aderentes comparação 50 lavagens
Comparação da etiqueta número 1 (após 50 lavagens) com a etiqueta número 50 (após 1 lavagem)

As fotos acima ilustram o processo de testes de controlo de qualidade das nossas etiquetas termo aderentes. 

A impressão é realizada com fita de resina têxtil de resistência máxima em nylon revestido termo aderente, a temperatura elevada e velocidade reduzida, de forma a maximizar a resistência da impressão.

Com estes testes procuramos verificar a resistência da aderência da etiqueta ao tecido onde foi aplicada, bem como a resistência da impressão à lavagem e secagem em máquinas profissionais.

A cada lavagem é aplicada no tecido uma nova etiqueta com um número sequencial. Todas as etiquetas foram aplicadas com ferro de engomar a temperatura entre 150º a 180º, cobertas com um papel vegetal, com pressão uniforme, sem vapor, durante 15 segundos. Cerca de 30 segundos após a aplicação, o processo é repetido.

O tecido é então submetido a um processo de lavagem em máquinas profissionais, com 14 ou 18 kg de capacidade e posteriormente secado em secador profissional com capacidade de 16kg. Cerca de 85% das lavagens (cerca de 43 em 50 lavagens) foram realizadas a 60º e as restantes a 45º.

Desta forma, a etiqueta com o número 1 já passou por 50 processos de lavagem e secagem enquanto a etiqueta com o número 50 apenas passou por um processo.

Podemos verificar que após 50 lavagens a aderência à peça de roupa é total, sem se verificar qualquer ponta ou área solta na etiqueta. Também no que respeita à impressão, não se verifica nenhuma diferença significativa. Embora o tecido comece a revelar áreas com desgaste, as etiquetas continuam totalmente fixadas ao tecido e a impressão é perfeitamente legível. 

Etiquetas IDENTIFICA

WASHPLUS Lavandarias, L.da
Rua Serpa Pinto, n.º 2, Loja B
8150-164 São Brás de Alportel
289 148 953 / 93 198 17 16
info@identifica.pt